as regras

Como se joga o Ultimate Frisbee?

O Ultimate Frisbee de Praia é a modalidade mais praticada em Portugal. Eis 9 simples regras:
  1. O campo: O campo do Ultimate de praia tem 75 m. de comprimento e 25 m. de largura. As zonas de marcação (end zone) em cada topo têm 15 m. de comprimento.
  2. Início do jogo: Uma moeda (ou Frisbee) ao ar determina qual a equipa a começar no ataque e qual a equipa a começar na defesa. Ambas as equipas alinhadas (5 jogadores de cada lado) estão na parte dianteira das suas linhas da zona de marcação. A defesa lança o disco (o Frisbee) para a equipa ofensiva e o jogo começa.
  3. Movimento do disco e dos jogadores: O disco pode avançar passado de um jogador para outro em qualquer direcção. Os jogadores não podem correr com o disco na mão.
  4. Posse: O jogador que tem o disco na mão tem 10 segundos para lançar o disco para um colega de equipa. O defesa que marca o atirador conta o tempo: “stall one, stall two, stall three…”.
  5.  Mudança de posse (turn-over): O disco passa para a outra equipa sempre que:
    – for marcado um ponto, a defesa passa imediatamente a ter a posse do disco e torna-se o ataque;
    – o disco toque no chão (também quando for atirado ao chão por um jogador adversário);
    – o disco for apanhado fora do campo;
    – o disco for interceptado por um jogador adversário.
  6. Pontuação: Marca-se um ponto quando um jogador lança o disco para um colega de equipa e este apanha-o dentro dos limites da zona de marcação de ataque (end-zone). Inicia-se o jogo após cada pontuação.
  7. Continuação do jogo: Depois do ponto, o jogo continua com ambas as equipas alinhadas na parte dianteira das suas linhas de “end-zone” e a equipa que marcou o ponto, lança o disco para a outra equipa.
  8. Sem contacto físico: o Ultimate de praia é um desporto de não-contacto. Chama-se falta quando há contacto.
  9. Os árbitros são os próprios jogadores: Todos as faltas são chamadas pelos próprios jogadores implicados.
Share